A seguir, compartilhamos o depoimento de Jeniffer Carraro, coordenadora de projetos do Instituto de Ação Social João Paulo II, de Guarapuava – Paraná, que oferece Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo mais Promoção Social, atendendo atualmente 110 crianças e adolescentes, com idade entre 7 a 17 anos.
«Tudo aqui começou com um sonho: é uma frase muito ouvida nas casas salesianas. O sonho de Dom Bosco, profético, quando ele tinha apenas 9 anos, o incentivou e motivou seu trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade social. Assim o fez Madre Mazzarello, com as meninas em Mornese, na Itália. E assim nós, da Rede Salesiana Brasil, buscamos continuar o sonho de nossos fundadores em ajudar os jovens, adolescentes e as crianças em situação de vulnerabilidade social, com o carisma salesiano, na construção de um futuro mais sinodal, justo, com mais possibilidades, perspectivas e sonhos!
Trabalhamos com os educandos desde o início do ano a Estreia 2024, escrita pelo Reitor-Mor Card. Ángel Fernández Artime, com o título “Um sonho que faz sonhar”. Apresentamos realidades distintas de pessoas que se inspiraram no próprio sonho. Ouvimos histórias e alguns sonhos de Dom Bosco. Falamos sobre profissões, buscamos dar possibilidades para que nossos usuários sonhem! Construímos árvores dos sonhos, desenhos e frases planejando o futuro.
Materializamos tudo o que aprendemos na construção de um sonho por meio de uma padaria. Cada ingrediente era um objetivo, um valor, uma atitude que precisava ser vivida na construção do sonho. Para a massa ficar homogênea, precisava às vezes mais força de vontade, perseverança e tudo precisava ser usado na medida certa! Com cuidado, ultrapassando cada obstáculo com calma, misturamos tudo e amassamos. Seguindo a receita, foi preciso respeitar o tempo de cada fase. Respeitar nossas individualidades, habilidades, nossos talentos. E seguindo nosso coração não tem erro, o sonho é o sucesso alcançado! Cada pedaço foi saboreado com muita atenção, porque só quem conhece o processo, sabe dar valor à conquista!»