Manila (Filipinas). A partir das informações que vieram, nestas horas, a partir de sete comunidades FMA (dois para Cebu, três em Negros Occidental, Mindoro e Palawan)
A polícia teme que o número de vítimas provocado pela passagem do supertufão “Haiyan”, o mais potente do ano e provavelmente o mais forte da história na região, alcance os 10 mil mortos. Extra-oficialmente, o país contabiliza 1.200 mortos, com base em informações da Cruz Vermelha local.
CEBU : O tufão atingiu a parte norte da ilha, enquanto as duas comunidades FMA está localizada na parte central. O FMA presentes em Minglanilla – Cebu está localizado perto da zona costeira, em uma posição estratégica para a evacuação de pessoas em caso de tufões. Durante dois dias, cerca de 800 pessoas foram aceitos na escola Maria Auxiliadora. As irmãs já foram equipados com os tipos de primeiros socorros preparado para as pessoas afetadas pelo terremoto na ilha de Bohol, tendo em conta a urgência da situação, a FMA e os voluntários se revezaram para cozinhar macarrão, arroz e alimentos enlatados. Também tornou-se disponível para ouvir e confortar. Sérios danos nas casas de nossos alunos e oratória. A eletricidade e todas as formas de comunicação foi interrompido em quase toda a região, e só hoje foram parcialmente reativada. Os participantes do seminário organizado pela ACSSA (Associação de História Salesiana de Cultori) estão retornando após seus vôos foram cancelados.
Negros Occidental: A escola “Maria Mazzarello Santa” árvores foram arrancadas, os pólos da corrente elétrica caíram eo telhado da biblioteca fiquei encantada. A corrente foi reabilitado na escola depois de dois dias, mas na maioria das aldeias ainda estão sem eletricidade e as comunicações são difíceis. Alguns de nossos estudantes perderam suas casas, enquanto outros sofreram danos graves.
Mindoro Oriental: Na escola “Maria Auxiliadora” os telhados de dormitório dos meninos voaram longe, árvores foram arrancadas e drenagem de água, transbordando, resultaram em uma inundação de cerca de 50 centímetros.
PALAWAN: O tufão também atingiu a parte norte da ilha, a comunidade de FMA é no meio, mas a comunicação não foi possível até agora. Em Coron um FMA disse que, apesar dos danos sérios à propriedade, sua família permaneceu ileso.
Até o momento, a maioria das famílias de nossas irmãs são seguros, a cidade mais afetada permanece Tacloban, onde 90% dos edifícios foram varridos do mapa e, até agora, ainda não há notícias de parentes das nossas irmãs.
Fonte: FMA