Menu Principal

BLOG

Ação Social da BAP realiza “Encontro de Gratidão”

No dia 05 de novembro, aconteceu na Casa do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá (SP), o 1º “Encontro de Gratidão” da Ação Social, da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – BAP, que reuniu mais de 100 pessoas, entre Filhas de Maria Auxiliadora e Educadores das Obras Sociais.

A Celebração da Gratidão é uma festa tradicional da Família Salesiana e surge em 1849, com uma homenagem a Dom Bosco, realizada no oratório de Valdocco (Turim) por dois jovens: Carlos Gastini e José Buzzetti que, na ocasião, oferecem ao Santo dois corações. Dom Bosco, comovido pelo presente e as palavras que o acompanharam, intuindo o valor educativo do gesto vai estendê-lo a todas as comunidades salesianas, afirmando: “A gratidão é a mais bela virtude do coração de um jovem”. Tal tradição foi passada por gerações e é, até hoje, celebrada no mundo inteiro por todos os Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Com o intuito de agradecer a Deus e a toda equipe que contribui com o trabalho da Ação Social da BAP, e para dar graças pelos 150 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e 130 anos de presença no Brasil, a Ação Social da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida se uniu para celebrar a Festa da Gratidão 2022. O encontro foi marcado pela presença das comunidades educativo-pastorais do território inspetorial.

O local escolhido para a celebração foi a Casa do Puríssimo Coração de Maria, casa onde, além do projeto social, se encontram o “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil” e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construída por Mons. Filippo, a quem se deve a presença das FMA na região.

O encontro foi marcado por um dia de espiritualidade, salesianidade e partilha da missão. Irmã Luana Oliveira, coordenadora de pastoral da Casa do Puríssimo, fez a acolhida inicial e leu as mensagens enviadas pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti, e pela Conselheira referente da Ação Social, Irmã Mirian Angélica, que não puderam estar presentes na ocasião, mas que em suas mensagens, reforçaram o valor e a importância de tal momento celebrativo. Em seguida, Irmã Teresinha Santos, diretora das Obras Sociais de São Paulo, desejou boas-vindas a todos e Irmã Metka Kastelic fez uma animada dinâmica de apresentação das casas.

Após a abertura e um delicioso café da manhã, divididos em grupos, os participantes: FMA, gestores/as, coordenadores/as, educadores/as e colaboradores/as, conduzidos por Irmã Dulce Hirata e Irmã Luana Oliveira, tiveram a oportunidade de fazer a visita guiada pelo “Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil” e em seguida, conhecer a história da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, apresentada com muito carinho por Irmã Nair Paschoalini. Foi um rico momento de conhecimento e espiritualidade, além do aprofundamento da história do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e do carisma salesiano.

O período da tarde foi marcado por um oratório festivo, preparado e realizado pelos coordenadores dos projetos sociais. As oficinas aconteciam simultaneamente e os participantes escolhiam de qual participar. Teve oficina de alongamento e expressão corporal, plantio com adubo orgânico produzido no projeto social, esportes, jogos e roda de música. A culminância do dia aconteceu com a Celebração Eucarística presidida pelo salesiano Padre Alexandre Santana, em ação de graças pelo ano vivido, pelo retorno dos colaboradores e educandos após o período da pandemia, pelos benfeitores, pela Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, pelos 130 anos de presença no Brasil e especialmente, pelos 150 anos do Instituto, monumento vivo da gratidão de Dom Bosco à Mãe de Deus, auxílio dos cristãos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.