A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é doravante Grã-Chanceler da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” de Roma.
O Santo Padre Francisco aprovou a proposta na audiência concedida ao Ex.mo Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Mons. Edgar Peña Parra, em 2 de novembro de 2021. A comunicação oficial traz o nº de Protocolo 853/2021.
A Grã-Chanceler é, portanto, Madre Chiara Cazzuola, atual Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
É uma passagem significativa para o papel das mulheres na Igreja, que marca a história da Faculdade, no seu 52° ano de vida. Desde 1970, quando o Instituto Internacional Superior de Pedagogia e Ciências Religiosas do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – fundado em 1954, agregado em 1964 e incorporado em 1966 ao Instituto Superior de Pedagogia do Pontifício Ateneu Salesiano – tornou-se a primeira Faculdade Pontifícia confiada a um Instituto religioso feminino, o Grão-Chanceler foi o Reitor-Mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco. Vice Grã-Chanceler era a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Madre Chiara Cazzuola afirma:
«Pensei logo na atenção do Papa Francisco ao mundo feminino, à vida consagrada feminina, na sua confiança nas capacidades e potencialidades das mulheres, no processo de renovação que leva adiante, que toca também as formas organizativas tradicionais. Somos chamadas a acolher este novo encargo com senso de responsabilidade e espírito de serviço. Queremos agradecer ao Papa Francisco pela benevolência e confiança em nosso Instituto.
Ter maior autonomia nas escolhas e no delineamento da Faculdade requer andar adiante na fidelidade aos princípios cristãos evangélicos e às normas da Igreja. Em particular, a atenção à mulher e à internacionalidade da Faculdade são dois elementos muito importantes, desde as origens, da nossa vocação salesiana e da missão educativa cultural”.
A Reitora da Faculdade “Auxilium”, Profa. Piera Ruffinatto, em nome de toda a comunidade acadêmica, agradece ao Santo Padre “por este reconhecimento, como um ato de estima e confiança no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora” e assegura à Madre Chiara Cazzuola “a colaboração para continuar a qualificar e dar impulso à missão cultural da Faculdade a serviço da Igreja universal e do Instituto”.
O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora expressa gratidão a Dom Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco, até agora Grão-Chanceler e, nele, a todos os seus predecessores que, com disponibilidade e clarividência, encorajaram e acompanharam ao longo dos anos a missão da Faculdade no panorama das Instituições Acadêmicas Pontifícias, na sua identidade e vocação de promover “uma cultura da vida”, para formar profissionais no campo da educação.
Fonte: Portal das FMA