Na manhã de quarta-feira, 16 de abril, a Diocese de Bagé (RS), dentro das atividades do Ano Santo, realizou o Jubileu do Clero e da Vida Consagrada, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada na cidade de Candiota (RS).
Houve um momento de formação e reflexão conduzido pelo bispo diocesano, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, dirigido aos cerca de 30 padres, sete seminaristas e 30 religiosos e religiosas.
Para dar início ao Jubileu, o bispo diocesano deu as boas-vindas aos participantes, e os Freis Paulo e Tiago entoaram o refrão do Hino Oficial do Jubileu 2025: Peregrinos De Esperança. «Chama viva da minha esperança. Este canto suba para ti. Seio eterno de infinita vida, no caminho, eu confio em ti.»
Dom Frei Cleonir entregou um subsídio com o tema: «Proximidade, Ternura, Misericórdia. “E quem é o meu próximo?” (Lc 10,29)».
Comentando o texto, Dom Frei Cleonir ressaltou: «Em nossa vida e missão, precisamos exercer melhor a ternura no olhar, nos gestos e nas palavras, sendo hoje bons samaritanos».
Após a reflexão, Dom Frei Cleonir iniciou o ato penitencial, oferecendo também um tempo para as confissões. Continuando a celebração, foi organizada a procissão no espírito do Ano Jubilar, como Peregrinos de Esperança, formando fila de duas pessoas. Padres, religiosos e religiosas caminharam em silêncio meditativo até a Igreja Matriz, distante do espaço inicial uns 100 metros.
Todo esse tempo favoreceu um envolvimento e o despertar de sentimentos de busca e de encontro com o Senhor Deus misericordioso, por meio do silêncio, dos cantos, gestos e sinais.
Durante a Celebração, antecipando a Quinta-feira Santa, instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, houve a bênção dos santos óleos e a renovação das promessas sacerdotais, contando também com a participação de lideranças leigas.
No momento de ação de graças, a coordenação dos religiosos, prestou homenagem às Religiosas que neste ano celebram Bodas de Ouro e de Prata. Umas das homenageadas foi Irmã Iracema Zóboli, irmã Salesiana da comunidade Beata Laura Vicuña, de Bagé.
O Pároco, Frei Tiago Roberto Frey, e o Vigário, Frei Paulo Eduardo Müller, Franciscanos Menores, com a colaboração das lideranças leigas, ofereceram acolhida calorosa e serviço de qualidade na preparação do café e do almoço de confraternização.
«Foi muito bom mesmo a oportunidade. Momentos assim são motivo de esperança e de alegria, que mostram passos concretos da Igreja em saída, praticando a sinodalidade em pequenos gestos e de diferentes modos», afirmou Irmã Ercilde Moratelli, Salesiana da comunidade de Bagé.











Fotos: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Candiota/RS e Diocese de Bagé/RS