Menu Principal

BLOG

Comunidade da Lapa acolhe a visita da Inspetora, Irmã Alaíde Deretti

Entre os dias 17 e 22 de março, a comunidade da Lapa (São Paulo) – Casa Santa Teresinha – recebeu a visita de Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). A casa é conhecida pelo serviço que presta com generosidade e dedicação às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) idosas e doentes.

Em 2025, a comunidade conta também com a presença da coordenadora da Obra Social Recanto da Cruz Grande, de Itapevi (SP), Irmã Metka Kastelic.

Irmã Alaíde foi acolhida no dia 17, em torno das 9h30, na recepção da casa. Uma das Irmãs atesta que «a chegada foi uma festa. Os cumprimentos pessoais, os cantos nem sempre bem cantados, mas tudo virou festa e alegria para todas». 

Ao chegar, a Inspetora deu uma passadinha na Capela da casa e teve a alegria de compartilhar o lanche da manhã com as Irmãs. O dia prosseguiu normalmente, com todas as Irmãs dedicadas às suas atividades. À noite, no refeitório da casa, a Inspetora deu o tradicional “Boa-noite” salesiano, expressando a alegria de estar com a comunidade da Lapa, e pediu orações para as muitas necessidades da BAP.

No dia 20 de março, Irmã Alaíde, acompanhada por Irmã Lucia Maistro e Irmã Metka Kastelilc, visitou o Recanto da Cruz Grande, em Itapevi – SP, onde funciona uma Obra Social.

Na chegada, foram recepcionadas pelo casal missionário esloveno, Ana e Rajko, na antiga residência da comunidade FMA que está temporariamente suspensa. Em seguida, os educandos homenagearam as visitantes por meio de cantos e teatro, apresentando o Recanto da Cruz Grande como um lugar de esperança! Irmã Alaíde recebeu de presente duas pinturas intituladas “Expressões da Esperança”.

Irmã Alaíde também encontrou os colaboradores da Obra e conheceu os espaços reformados destinados aos educandos do Projeto “Crescendo em Cidadania” e aos participantes dos cursos de “Geração de Renda”.

Ao final da visita, uma das educadoras assim se expressou sobre a visita da Inspetora: «Agradecemos profundamente por compartilhar seu tempo e sabedoria conosco. Sua presença, Ir. Alaíde, iluminou nosso dia e nos inspirou a sermos melhores a cada dia. As palavras de amor e fé que você trouxe tocaram nossos corações e nos lembraram da importância de cuidar uns dos outros e de nossa comunidade. Que possamos levar adiante os ensinamentos que você nos deixou!».

No retorno de Itapevi, a visita à Casa Santa Teresinha prosseguiu com o diálogo entre a Inspetora e cada Irmã, assim como com o encontro comunitário. A Inspetora também teve oportunidade de estar com as Irmãs que residem na Enfermaria da casa e também visitou as que estão acamadas.

No encerramento da visita, os agradecimentos começaram logo cedo com a oração da manhã e a Celebração Eucarística. No momento da Via-Sacra, às 17h, no Salão São José, a comunidade encontrou preparado o símbolo do “fogo” e as duas pinturas vindas de Itapevi.

Em um momento breve de avaliação, algumas Irmãs expressaram que «a visita foi uma grande alegria, uma graça e dom de Deus». Foi também «renovação espiritual, um reavivar o Carisma e uma preparação para os 150 anos» da chegada das primeiras FMA na América do Sul.

A Inspetora confirmou o que disseram as Irmãs: «Sim, esse é um dos objetivos das minhas visitas. E isso eu faço em todas as Casas e obras, desde os pequeninos até os adultos. Com o mesmo panneau, explicando, porque é um acontecimento muito grande de nossaFamília Salesiana. Se elas (n.d.r. as primeiras missionárias) não viessem, nós não estaríamos aqui…».

Em seguida, Irmã Alaíde leu o “Termo de Visita” destacando a importância desta casa para a Inspetoria: casa que está sempre «de portas abertas». Fez considerações também sobre a Obra Social de Itapevi e deixou para a comunidade alguns conselhos: «Fortalecer o interior, fraternidade na ternura, serenidade, abertura e acolhida às outras e ao diferente, casa aberta».

A comunidade por sua vez também manifestou seu agradecimento. Representada por Irmã Maria Hosana, foi compartilhada uma bonita síntese do conteúdo da visita, de forma poética e muito linda! As Irmãs cantaram refrões de gratidão e de “viva à vida”. Em seguida, algumas lembranças, jantar de festa, despedidas e abraços.

A Inspetora, acompanhada pela diretora da comunidade – Irmã Lucia Maistro – dirigiu-se à comunidade vizinha: o Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora da Graças, onde Irmã Alaíde ficará nos próximos dias para realizar também ali a visita canônica.

Na acolhida, uma das noviças se apresentou vestida como a Beata Irmã Maria Troncatti, FMA italiana que foi missionária no Equador e que será canonizada pela Igreja católica neste 2025.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.