No dia 25 de novembro de 2024, o Papa Francisco autorizou o Dicastério a promulgar o Decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, FMA.
Roma (Itália). No dia 25 de novembro de 2024, durante a Audiência concedida ao Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, o Santo Padre, Papa Francisco, autorizou o Dicastério a promulgar o Decreto relativo ao milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, Irmã professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Corteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucủa (Equador) em 25 de agosto de 1969.
A Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, logo ao tomar conhecimento da notícia, escreveu assim às Inspetoras, às Filhas de Maria Auxiliadora, a todos os membros da Família Salesiana:
Precisamente no início deste triênio de preparação à primeira partida missionária das FMA, é com alegria e gratidão que acolho e transmito a todos vós a notícia de que Irmã Maria Troncatti será em breve “Santa”, como e a exemplo de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Hoje, de fato, o Santo Padre Francisco autorizou a promulgação do Decreto supermilagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, Irmã professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Corteno Golgi (Itália) no dia 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969.
Para o nosso Instituto, para a Família Salesiana, para o Equador, em particular o Vicariato Apostólico de Mendez, e na Itália para Corteno Golgi, sua cidade natal, para a Diocese de Bréscia, este é um dia de alegria e de ação de graças pelo dom da santidade desta Irmã, missionária, “Madrecita” intrépida, evangelizadora apaixonada, educadora capaz de promover e salvaguardar a vida, promotora da mulher, que se ofereceu vítima pela paz e reconciliação entre Shuar e colonos.
Com toda a Igreja, aguardamos a comunicação da data oficial da sua Canonização.
Agradeço ao Postulador Geral da Família Salesiana, Padre Pierluigi Cameroni SDB, e às Irmãs que seguiram a sua causa: Irmã Juliana Accornero, Irmã Sylwia Ciezkowska, Irmã Francisca Caggiano, e àqueles que recolheram a documentação e redigiram as biografias para torná-la conhecida.
Como Instituto, aprofundemos o seu conhecimento, divulguemos a intercessão e empenhemo-nos em envolver muitos jovens na imitação da sua santidade.
Fonte: Portal FMA