Nos dias 12 e 13 de outubro, aconteceu na Salesianas Eventos e Hospedagem, em Porto Alegre (RS), o Encontro Regional Vocacional da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), que contou com a participação de cinco jovens, todas do Rio Grande do Sul. São elas: Thalia, jovem da cidade de São Leopoldo; Emily, jovem residente em Viamão; Brenda, Eduarda e Laura, jovens da cidade de Rio Grande.
O encontro teve início na tarde de sábado (12), com um momento de apresentação e formação orientado por Irmã Eudenice Maia, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da comunidade religiosa “Santa Teresa”, que apresentou a vida de Santa Maria Domingas Mazzarello. Em sua colocação, Irmã Eudenice falou sobre os principais fatos da vida da santa, mostrando sua importância e conexão com os valores salesianos.
Na segunda parte da mesma tarde, as jovens puderam ouvir o testemunho da vocação religiosa e sacerdotal do Padre Leandro Brum Pinheiro, Salesiano de Dom Bosco (SDB), que relatou um pouco da trajetória em seu discernimento vocacional e a satisfação de viver a vida religiosa em seu cotidiano, fazendo com que as participantes refletissem sobre o chamado que Deus tem para cada pessoa e a felicidade que se tem quando se responde a esse chamado na própria vida.
Dando continuidade ao encontro, aconteceu a Celebração Eucarística com a comunidade FMA e demais Irmãs presentes na casa. Foi celebrada a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da BAP e do Brasil. Os participantes deram graças pela manifestação de Nossa Senhora nos idos 1717 e por toda a vida e missão da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, presente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
No encerramento do dia, houve o momento do “Boa-noite”, oferecido por Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, que propôs uma reflexão para as jovens sobre a figura e as obras de Madre Mazzarello. A Inspetora deu a conhecer o quanto Madre Mazzarello apresenta um projeto que atende as necessidades das meninas e jovens ainda para os tempos de hoje. Irmã Alaíde enfatizou que a missão de Madre Mazzarello permanecerá viva por meio daquelas que acreditam e querem dar continuidade à sua obra.
No domingo (13), o encontro foi retomado com o testemunho vocacional missionário da FMA, Irmã Theotônia Thiesen, que tem 75 anos de vida religiosa e viveu 27 anos na Angola, durante a guerra civil, servindo o povo angolano. A religiosa apresentou para as jovens, por meio do seu testemunho, a vida religiosa missionária e a alegria de sua vocação.
Em seguida, foi proposto para as jovens um momento de reflexão individual, conduzido por meio da leitura bíblica do Livro de Jonas. Esta proposta ofereceu uma breve reflexão sobre o chamado de Deus e como as pessoas reagem a ele. Dando continuidade, as jovens vivenciaram um “tempo de deserto” no qual puderam pensar na própria vida, analisando como elas têm reagido ao chamado de Deus, se conseguem perceber esse chamado e qual é a resposta que elas pretendem dar diante desse apelo divino. Um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento com a partilha das reflexões pessoais encerrou a manhã de domingo.
Após o almoço, a jovem Aline – natural de São Paulo – e que no momento vive sua experiência vocacional junto à comunidade FMA de Porto Alegre, deu o seu testemunho falando sobre a experiência que está apenas iniciando e contou que ficará por três meses residindo com as Irmãs para conhecer melhor o carisma salesiano. Também Irmã Eudenice, que atualmente vive a etapa formativa do Juniorato, falou sobre a alegria de responder ao chamado de Deus e os desafios do cotidiano. Com estas partilhas, encerrou-se o Encontro Regional Vocacional da BAP. Após o encontro, as jovens retornaram às suas realidades com o coração ardente de gratidão pela experiência vivida e cheias de entusiasmo por poderem responder ao chamado de Deus, acompanhadas pela presença, direção e oração das Irmãs Salesianas.