As Professoras Daniele e Ângela, do Centro de Educação Infantil – CEI Pingo de Gente, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), têm 13 bebês matriculados no Berçário I em 2024. Elas, na condição de educadoras, têm proporcionado para a sua turminha momentos de desenvolvimento integral pensando sempre na qualidade de vida de cada um. «É um imenso prazer poder estar com eles no dia a dia, escolhemos esta profissão sendo nosso dever amar, cuidar e ensinar», afirmam as educadoras.
Como diz o Currículo Integrador da Infância Paulistana (São Paulo, 2015), “brincar é uma linguagem de expressão por meio da qual as crianças aprendem e expressam o que aprendem sobre o mundo das coisas e das relações humanas, constroem e transformam sua personalidade e sua inteligência” (p.60). Ao brincar, as crianças expressam e comunicam suas experiências, reelaboram-nas, reconhecendo-se como sujeitos pertencentes a determinados grupos sociais e a um contexto cultural. Por meio das brincadeiras, aprendem sobre si mesmas, sobre os homens e as mulheres e as suas relações com o mundo, sobre os objetos e os significados culturais do meio em que vivem. Nesse sentido, brincar é uma experiência por meio da qual os valores, os reconhecimentos, as habilidades e as formas de participação social são constituídas como ação coletiva das crianças.
Num dia ensolarado, nada melhor do que um momento de muita diversão. As educadoras criaram um espaço bem atrativo e muito gostoso, literalmente uma praia dentro do CEI Pingo de Gente. «Não vamos negar: até nós professoras sentimos vontade de dar um mergulho. Aquelas mãozinhas pequenas que batiam na água pareciam grandes chafarizes a céu aberto e muitas carinhas com grandes sorrisos iluminavam aquele momento», concluíram Daniele e Ângela.
E continuam: «Nossa caçulinha, Helena, aproveitava seu momento de spa com muita tranquilidade debaixo de uma refrescante sombra. Nosso pequeno Heitor também quis um momento relaxante para depois se aventurar numa divertida brincadeira em nossa praia. Esse momento proporcionou aos bebês oportunidades de interação e exploração, aguçando a curiosidade e a imaginação. Nesse momento, a maior diversão era se refrescar em um dia tão quente: cada um com seu jeitinho de explorar, brincava e se divertia».
Observando o comportamento e a interação das crianças com o ambiente, as educadoras atestam: «Essa turminha realmente sabe aproveitar, alguns literalmente deram um mergulho na nossa praia, entraram com toda a esperteza e felicidade dentro do nosso mar ao som de muitas gargalhadas e alegria. Além de ser um momento de muita interação e troca, nossos bebês aprenderam muito e de maneira integrada. Brincadeiras com água são um elemento fascinante, proporcionando sensações diferentes e estimulando diversos sentidos. Além disso, brincar com a água contribui para o desenvolvimento motor, sensorial e emocional».