Menu Principal

BLOG

Representantes da Ação Social da BAP participam do Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América

De 9 a 13 de setembro, aconteceu o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América no centro de eventos de Aparecida (SP), organizado pela Rede Salesiana Brasil– RSB e Rede América Social Salesiana – RASS.

Com o tema “Sonhando em Rede”, o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos na América reuniu, em Aparecida (SP), nos dias 09 a 13 de setembro mais 120 participantes, salesianos, salesianas e leigos das diversas presenças sociais de toda a América. O evento contou a presença de diversos representantes do mundo salesiano: Pe. Miguel Ángel García Morcuende (Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil), Ir. Sarah Garcia (Responsável pela Oficina de Direitos Humanos do Instituto das FMA, Representante Principal ante as Nações Unidas e Referente da Ação Social), Pe. Joseph Pabru (Diretor Executivo do Fórum Nacional Dom Bosco para Jovens em Risco). Da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) estiveram presentes: Irmã Mirian Angélica (CEMIC de Lins), Irmã Luana Oliveira (Casa do Puríssimo Coração de Maria), Irmã Teresa Cristina Pisani Domiciano (Coordenação Inspetorial da Pastoral Juvenil), Rosemeire Gomes (Coordenadora Inspetorial da Ação Social) e Samuel Caetano (Coordenador de Projetos do Lar Padre Jacó, de Itajaí – SC). O objetivo do encontro foi incentivar o trabalho em rede de obras e serviços salesianos para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade e exclusão na América, com abordagem às realidades juvenis e à sustentabilidade carismática dos processos em resposta às suas necessidades.

Após refletirem sobre os temas propostos…

Nas palestras do primeiro dia do evento, buscou-se refletir sobre as realidades juvenis da América considerando o que as duas Congregações – SDB e FMA – e o mundo acadêmico têm a dizer sobre o tema. 

No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os próprios jovens, por meio de testemunho e roda de conversa. Os jovens falaram sobre a importância e significatividade dos projetos sociais na vida de cada um deles, discutiram sobre os principais problemas que enfrentaram e que os jovens confiam, e relataram como confiam e o que esperam dos salesianos, salesianas e leigos diante dos desafios sociais e pastorais.

No terceiro dia, os participantes se dedicaram a ampliar o olhar sobre os projetos com enfoque nos direitos humanos para os jovens em situação de vulnerabilidades e alinhados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No segundo momento, foi discutido sobre a importância de realizar pesquisa social para medir o impacto nas obras sociais salesianas da América das Redes RASS e RSB.

No quarto dia, cada participante do Encontro pode escolher um eixo de discussão para os trabalhos em grupo: trabalho infantil e situação de rua, mobilidade humana, empregabilidade juvenil, dependência tóxica e consumo problemático, trabalho em rede em nível local e violência juvenil. Ainda neste dia, os participantes tiveram uma visão global da gestão de recursos humanos e sustentabilidade econômica por meio da apresentação de alguns projetos de sucessos nas diversas inspetorias e redes: RSB e RASS. Na sequência foram levantadas e discutidas algumas contribuições para o Capítulo Geral 29 dos SDB.

Outro momento significativo foi a visita e confraternização dos participantes na “Casa dos Becchi” em Pindamonhangaba (SP), com direito a assistir um belíssimo teatro sobre os principais fatos da vida de Dom Bosco, missa e um jantar festivo mostrando a alegria salesiana.

Por fim, no quinto e último dia do encontro, os participantes reuniram-se por redes para as ressonâncias do trabalho realizado e levantamento de propostas e compromissos que, enquanto Rede, serão levados aos Conselhos Gerais da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Foi um encontro marcado pela “esperança”, mesmo com as diversas fragilidades e desafios, há muitas possibilidades e conquistas a serem realizadas por meio do trabalho em rede, conforme demonstrou o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos na América. “Estivemos aqui em Aparecida SDB/FMA/Leigos, pessoas apaixonadas por pessoas! Partilhando o que nos diferencia, o que nos aproxima, o que realmente sabemos é como podemos dar nossa contribuição para que o jovem torne realidade o seu sonho. Juntos, manteremos acesa a luz de D. Bosco para a esperança dos jovens! Em rede nos fortalecemos, com coração ‘escutante’ e acolhedor somos parte de algo muito maior que nós mesmos. Só gratidão!” – disse Irmã Mirian Angélica.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

“Eram como ovelhas sem pastor”

Cito, de uma entrevista com uma “evangélica” conservadora nos costumes, mas politicamente sensível ao social: A fé evangélica e a política: aposta à direita traz riscos. “Piercing,

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.