No dia 10 de agosto, na parte da manhã, para o Centro de Educação Infantil – CEI Pingo de Gente, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), foi o Dia da Família.
A comunidade escolar e as funcionárias da Instituição se reuniram para acolher e potencializar o “espírito de família”, típico do carisma salesiano, em um contexto lúdico, construindo e alargando os laços afetivos.
Foi oferecida para as famílias atendidas naquele espaço educacional, uma manhã diferente com café especial e harmonioso. Foi um dia de orientação pedagógica em vista de uma educação antirracista.
A turma do Minigrupo II (MGII) oportunizou a contação da história da boneca Abayomi, enriquecendo e fortalecendo as raízes e os vínculos ancestrais.
Foi organizado o espaço com tecidos coloridos para que as crianças e suas famílias pudessem conhecer e criar sua própria boneca para levar para casa. E assim, representando e dando visibilidade ao projeto de raças e etnias: Raízes sem racismo, construindo pontes, não muros.
O contexto apresentado foi voltado à cultura africana e à construção do próprio brinquedo. A vivência foi positiva, com interesse e concentração dos responsáveis para que a boneca fosse construída com turbantes, tranças, tiaras, agregando o estilo africano de ser.
O projeto trouxe a diversidade, a união e a empatia para potencializar o valor da coletividade na turma.
A reflexão que ficou? Aquele que mostra o quão é importante trabalhar a questão racial nos espaços educacionais da infância alargando o conhecimento e criando potentes saberes entre as crianças e toda comunidade escolar.
«Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor. Não é uma questão de raça, é uma questão de ideias», já dizia Nelson Mandela. E com Dom Bosco, queremos «formar bons cristãos e honestos cidadãos».