Menu Principal

BLOG

Jovens italianos concluem experiência de Voluntariado no Brasil por meio da Associação VIDES

No final do mês de julho, os jovens italianos Luca Sabatini, Chiara Del Grande e Francesca Todescato completaram uma enriquecedora jornada de nove meses de voluntariado no Brasil, especificamente na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). Esta experiência marcou profundamente tanto suas vidas quanto a das comunidades que serviram. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o VIDES Internacional (ndr. Voluntariado Internacional Mulher Educação Desenvolvimento – sigla em italiano), o governo italiano e o VIDES Inspetorial, que oferece aos jovens a oportunidade de dedicar um ano de suas vidas para conhecer novas realidades e contribuir com seus talentos na construção de um mundo melhor.

Durante esse período, Luca, Chiara e Francesca estiveram em cidades do interior de São Paulo, onde atuaram nas obras sociais da Casa do Puríssimo Coração de Maria e Casa Betânia, de Guaratinguetá, e no Cemari (Centro Social-Educacional Maria Rita Périllier), de Lorena. Com entusiasmo e dedicação, eles desenvolveram oficinas de esporte, podcasts, expressão corporal e educação ambiental, além de participar ativamente dos processos formativos das equipes de educadores e contribuir na assistência salesiana.

O VIDES Internacional é uma associação internacional promovida pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas). Com a missão de promover a justiça social, a paz e os direitos humanos por meio do voluntariado, o VIDES oferece a oportunidade para jovens e adultos de todo o mundo se engajarem em projetos que visam o desenvolvimento humano integral, especialmente de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade.

A experiência de Luca, Chiara e Francesca não apenas proporcionou crescimento pessoal e intercâmbio cultural, mas também deixou uma marca positiva nos corações das crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais. «Agradecemos a dedicação e o tempo doado pelos jovens, que agora levam consigo um pouco de nossos projetos e educandos, enquanto deixam em nossas crianças e adolescentes uma marca de esperança e inspiração», destacaram os coordenadores locais.

Essa experiência reforça o valor do voluntariado internacional como uma via de mão dupla, onde o aprendizado e a solidariedade são compartilhados, e as sementes de um futuro mais justo e solidário são plantadas. Luca, Chiara e Francesca seguem agora para novas etapas de suas vidas, levando consigo as memórias e lições dessa imersão no Brasil, e deixando para trás uma marca de dedicação e amor ao próximo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Relacionados

Se Dom Bosco vivesse hoje…

Fui provocado a refletir sobre uma utopia em tempos de apagão das luzes. Pensar Dom Bosco atuando hoje nas realidades complexas das grandes cidades com

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.