Na manhã de sábado, 27 de julho, chegou a São Paulo (SP) diretamente de Roma (Itália) a Conselheira Geral Irmã Paola Battagliola, para dar sequência à Visita Canônica na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP).
A Visita Canônica é uma prática no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) prevista pelas Constituições (Art. 120) e tem por objetivo «estreitar o vínculo da caridade, potenciar o compromisso de fidelidade às Constituições e estimular o desenvolvimento das obras como resposta às exigências locais no espírito de Dom Bosco e Madre Mazzarello». É realizada uma vez a cada seis anos e, no caso da BAP, pela Conselheira Geral Visitadora, Irmã Paola Battagliola, enviada pela Madre Geral, Irmã Chiara Cazzuola.
Irmã Paola já realizou a primeira etapa da Visita Canônica quando esteve na BAP entre 8 de março e 8 de maio. Na ocasião, ela visitou 12 comunidades da Inspetoria: 4 no Rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina, 2 no Paraná e 3 no estado de São Paulo.
Durante a primeira etapa da Visita, ela também realizou reuniões com o Conselho Inspetorial, com o Núcleo Animador e com as Animadoras das Comunidades da BAP. Localmente, ela se encontrou com as comunidades educativas, com educadores, crianças e adolescentes, estudantes, famílias, autoridades religiosas e membros da Família Salesiana.
Nesta segunda etapa, ela visitará 9 comunidades no estado de São Paulo e 3 no Mato Grosso do Sul, além do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas (MS). No total, a BAP tem 24 comunidades em seu território geográfico que abrange os estados da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Segundo Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, «agradecemos à Madre e à Irmã Paola pela possibilidade de fazer a Visita Canônica em dois momentos: dois meses no primeiro semestre e dois meses no segundo semestre. É muito significativa a presença e a visita de uma Superiora, enviada pela Madre Geral, para estar na Inspetoria por um significativo período de tempo. Isto facilitará conhecer melhor a realidade e também torná-la conhecida, na medida do possível, ao Conselho Geral. É uma alegria e uma graça ter conosco Irmã Paola Battagliola e com ela continuar fazendo um caminho de sempre maior integração e comunhão entre a BAP e o Centro do Instituto».
A Visita Canônica será concluída com diversas reuniões destinadas a grupos específicos de animação e governo da BAP e, por fim, com a Assembleia Inspetorial agendada para os dias 26, 27 e 28 de setembro. Durante a Assembleia, a Conselheira Geral vai apresentar o Relatório de sua visita a um grupo de FMA da BAP. Atualmente, nas 24 comunidades religiosas vivem 211 Irmãs, e a Assembleia Inspetorial é sempre um momento de avaliação e projeção dos processos, da vida e da missão educativo-pastoral-evangelizadora.
Esta é a primeira Visita Canônica à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida desde a unificação das antigas Inspetorias Santa Catarina de Sena (São Paulo – SP), Imaculada Auxiliadora (Campo Grande – MS) e Nossa Senhora Aparecida (Porto Alegre – RS), que aconteceu em 2 de fevereiro de 2021.