Música, dança e teatro estão no centro da reflexão do 5º Comm Talks, a iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade das expressões.
“A expressão que facilita sonhar.” Nesta perspectiva fala Irmã Catarina Cangià, Filha de Maria Auxiliadora, Docente de Pedagogia da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e coordenadora pedagógica da Escola “A Oficina dos Jovens Talentos” (BGT) de Roma:
“três atividades belíssimas para fazer com adolescentes e crianças para o seu crescimento, não só para o seu crescimento, para fazê-los sonhar, para fazer ver um futuro ou mesmo uma reflexão que os leve a crescer. Pois bem, trata-se da dança, da música e do teatro, três atividades tipicamente salesianas, tipicamente carismáticas. (…) Sim, temos nas mãos estes sonhos dos jovens e disto podemos fazer tesouro cultivando-os”.
A dança, como experiência motora está à base dos processos cognitivos, ajuda a habitar o próprio corpo e a entrar em contacto com os níveis de si mesmo menos conhecidos: “o corpo tem uma capacidade comunicativa extraordinária e se serve da linguagem não verbal. (. . .) Existem estudos profundos de neurociência que falam sobre o quanto a expressão da dança ajuda a comunicar, ajuda a socializar. Portanto, desde o aspecto psicomotor dos pequenos até a dança educativa, passando pela ‘expressão corporal’ e chegando finalmente à dança coreográfica de grupo”.
A música, além de acompanhar-se da dança, pode ser apreciada em grupo, pode ser produzida. Desde muito jovens, “é uma linguagem que não precisa de tradução, uma linguagem que através do ritmo, da melodia, do trabalho conjunto em pequenas orquestras juvenis, ajuda, faz crescer, permite ensaiar juntos”. É, portanto, útil na socialização, “porque faz sentir-se bem juntos, tanto quando é praticada, quanto no momento em que é apreciada”. O canto completa a música, é um divertimento e também “um instrumento de ensino e educativo altamente eficaz” que facilita o aprendizado.
O teatro “é brincadeira, é magia, entusiasma crianças, adolescentes, jovens adultos, é oportunidade de lazer, de festa, de crescimento e também de escuta da palavra. É forjar-se, tornar-se fortes”. Irmã Catarina traz a experiência do teatro kamishibai japonês, onde “as crianças ficam sentadas, os adolescentes ficam na frente do narrador, grandes ilustrações passam uma após a outra” e do teatro das sombras “que faz nascer criatividade, porque o roteiro está escrito, também dá origem a habilidades práticas de desenho e corte”. Fala também de teatro-dança e de musical, métodos educativos mais complexos e envolventes, que conduzem à encenação final, “à estreia do espetáculo depois de horas e horas de exercício coletivo, de troca, de compreensão recíproca”.
O discurso de Irmã Catarina Cangià oferece indicações pedagógicas e comunicativas concretas para ajudar meninos/as, adolescentes e jovens, a exemplo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a dar plenitude expressiva aos próprios sonhos através do teatro, da música e da “maravilha do movimento corporal”.
O vídeo do discurso integral está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português, espanhol (das configurações do YouTube):
Os seminários dirigem-se a todas as Comunidades Educativas e aos interessados, em particular aos jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.
Continuam disponíveis os vídeos anteriores: os1° CommTalkS intintrodutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola, o 2° con “As perguntas dos jovens sobre o Sínodo”, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia ordinária do Sínodo de outubro de 2023, responde às perguntas dos jovens das Inspetorias do mundo, o 3º com a intervenção do Prof. Inácio Aguaded, Docente da Universidade de Huelva, Espanha, sobre Educação às mídias e à Infor