No dia 27 de março, aconteceram as celebrações de Páscoa no Instituto Medianeira Casa da Criança, de Rio Pardo (RS), obra social pertencente à Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP). As celebrações foram realizadas nos seus respectivos turnos, de forma vivencial, fazendo memória da Última Ceia realizada por Jesus, culminando com a sua Ressurreição.
Durante a celebração, foram partilhados o pão e o vinho (substituído por um saboroso suco!), recordando o mesmo gesto realizado por Jesus que demonstra a importância da partilha e, ao mesmo tempo, a sua presença no pão e no vinho: “Fazei isto em minha memória”, como relata o Apóstolo Paulo na Carta aos Coríntios(1Cor 11, 24).
Um grupo de educandos foi convidado a participar do Lava-pés, representando os doze Apóstolos. Este gesto foi realizado por Jesus logo após a Ceia para testemunhar o valor do poder-serviço. Jesus mostra que o maior é aquele que serve. “Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz”, é o que confirma o Evangelho de São João (3, 14-15).
A celebração foi um momento significativo de oração e reflexão sobre a Páscoa e sobre os ensinamentos deixados por Jesus. Percebeu-se o envolvimento dos participantes e a capacidade de interiorização e devoção.
No turno da manhã, a celebração foi finalizada com o canto “Porque Ele vive”, preparado pela professora Adriana com todas as turmas.
À tarde, após a celebração, a turma 1 apresentou o teatro “O Coelhinho curioso”, da autora Hilda Miranda, ensaiado pela professora Cristiane, que reflete sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.