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Projeto Identità apresenta a identidade salesiana de um jeito lúdico e atrativo para as crianças

Música, fantoches, bonecos, baú, vídeos e revista. Todo esse material foi cuidadosamente preparado para cumprir a missão do Projeto Identità: apresentar a identidade salesiana de um jeito lúdico e atrativo para as crianças do Ensino Fundamental 1.

Neste ano, o projeto está sendo implantado em caráter piloto nas escolas e obras sociais da Região Sul e, posteriormente, a ideia é avançar para as demais escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB). O lançamento oficial ocorreu por meio de um Webinar no dia 19 de março, com participação dos representantes envolvidos.

Aqui no Instituto Maria Auxiliadora, em Rio do Sul, a primeira etapa está sendo posta em prática com sucesso. Crianças do 1º ao 5º ano participam das atividades iniciais no período de 22 a 27 de março. É a hora de conhecer os personagens do projeto: Mari, Nando, Isa, Cassi e Digo. Com a ajuda das professoras, eles ganham vida, interagem com as crianças e contam histórias interessantes sobre a família Salesiana, passagens bíblicas, valores humanos e temas contemporâneos.

O coordenador da Pastoral Escolar, Robson dos Santos da Silva, responsável por acompanhar o projeto junto à equipe pedagógica, afirma: “Por meio da história dos santos salesianos e das passagens bíblicas, queremos tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado pelas crianças. Por isso, esse projeto ocorre como um complemento do Ensino Religioso. Tudo está sendo feito de acordo com o carisma salesiano, que é o jeito próprio de ensinar estabelecido pelos nossos fundadores”, destaca Robson.

A proposta ocorre no Ensino Fundamental 1 pois é justamente na infância que a fé encontra o momento privilegiado de embasamento e descoberta e servirá de alicerce para o amadurecimento vivido por cada pessoa ao longo da vida. Pensando nisso, foram idealizados nove encontros durante o ano. Nestes momentos, as crianças aprendem com sessões de vídeo, de reflexão, de prática, de canto e de registro. Por falar em registro, cada criança recebeu uma revista de atividades que serão realizadas na escola e também com envolvimento das famílias.

Por: Cibele Biancolini da Cunha – Comunicação do IMA Rio do Sul

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